You are currently viewing Origem e inovações que transformaram a história do plástico

Origem e inovações que transformaram a história do plástico

A história do plástico é baseada em inovações, desde a sua criação o material vem se desenvolvendo até chegar nos dias de hoje, tempos em que ele é utilizado em diferentes tipos de produtos, processos e materiais de diversos setores da economia como: transporte, medicina, construção civil, utensílios domésticos, embalagens, agricultura, manufatura e muito mais.

Mesmo acostumado com o material no nosso dia a dia, você já deve ter se perguntado de onde e como surgiu o plástico não é mesmo? O texto de hoje é pra contar um pouco dessa jornada de inovações, adaptações e invenções incríveis que marcaram a história da humanidade.

Os 3 primeiros passos e o pai da indústria do plástico

A história do plástico começa com a criação da Parkesina, patenteada em 1855, que era um material derivado da celulose e que, ao ser aquecido, ganhava propriedade de mobilidade e ao ser resfriado, mantinha a sua forma moldada. 

O seu criador, Alexander Parkes, metalúrgico inglês, desenvolveu o material a fim de substituir a borracha, que até então, era a principal matéria-prima para as linhas de produção da época. Porém, apesar de ser o principal recurso para o desenvolvimento de outros materiais, a borracha acabava encarecendo o processo de produção, o que no fim desestimulava investidores e pequenas empresas da época. 

Isso fez com que os estudos com a Parkesina aumentassem, acelerando descobertas que se comunicaram na criação do plástico sintético. Mais de uma década depois do processo de criação, em 1869 John Wesley Hyatt foi o responsável por uma descoberta que mudou os caminhos da história do plástico. Criando uma mistura com base nitrato de celulose, o inventor estadunidense criou o primeiro polímero sintético, a celulóide, uma descoberta que tornou o material mais acessível e conhecido no mundo.

Ainda no início da sua jornada pelo globo, a história do plástico teve um terceiro marco: a criação da baquelite. O empreendedor belga radicado nos EUA, Leo Hendrik Baekeland, considerado o pai da indústria do plástico, foi o responsável pela criação do material, uma resina totalmente sintética criada a partir de uma mistura de fenol e formaldeído. A baquelite foi um sucesso e ficou conhecida como “o material para milhares de usos” sendo altamente utilizada na indústria química americana e sendo exportada para o resto do mundo. 

Consolidação do plástico e inovações

Você já deve ter percebido que o plástico só é o que é hoje porque invenções e inovações aconteceram ao longo dos anos, todas elas impulsionada pela indústria e pela demanda das fábricas que estavam sempre em busca de otimizar, baratear e expandir. Porém, outro marco histórico e que acabou alavancando as transformações do plástico foi a Segunda Guerra Mundial. Duas criações marcaram esse período de guerra, são elas:

– O polietileno (PE) criado na Inglaterra em 1933 e utilizado para isolar cabos de radares de aviões utilizados nos conflitos


–  Poliestireno (PS) seda sintética utilizada em pára-quedas, cordas, coletes à prova de balas, forros de capacete e etc…

Esses novos materiais acabaram sendo utilizados para outros fins, fazendo com o que o plástico ganhasse ainda mais espaço, principalmente com o lançamento do Poliéster nas décadas de 50 e 60.

Gostou do texto de hoje? Acompanhe nosso blog e conheça mais sobre a história do plástico.

Deixe um comentário