You are currently viewing ESG: entenda as ações que definem o conceito

ESG: entenda as ações que definem o conceito

Não é de hoje que o termo ESG vem ganhando visibilidade e alavancado discussões e ações dentro de economia e política mundial. Tudo isso porque as questões ambientais passaram a ser cada vez mais essenciais nas análises e decisões de novos investimentos, além é claro, de uma pressão da população e de estados para que o crescimento industrial e econômico dos países, andem cada vez mais alinhados com ações sustentáveis.

No Brasil esse movimento não é diferente, uma pesquisa realizada pela Union+Webster aponta que 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos orgânicos ou de empresas sustentáveis. Além disso, cerca de 70% dos entrevistados realçaram ainda que não se importam em pagar um pouco mais por esses tipos de produtos. 

Mas afinal, o que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, ou traduzindo para o português: governança ambiental, social e corporativa. 

Esse conceito, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização empresarial e foi criado em 2004 a partir de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições e empresas sobre a inclusão de fatores sociais e ambientais na gestão desses negócios.

O termo ganhou força chegando em muitos fóruns de discussão, congressos e encontros, chegando até mesmo a substituir a palavra “sustentabilidade” em alguns lugares, por conseguir englobar de forma mais ampla as ações que entidades e empresas fazem para serem mais responsáveis socialmente e ambientalmente.  Para entender as ações que cada letra da sigla engloba, separamos uma lista para você: 

E = práticas ambientais que envolvem:

– O combate às ações de desmatamento 

– Uso de matérias-primas orgânicas e que possam ajudar a economia e produtores locais 

– Gestão de resíduos produzidos pela empresa;

– Tratamento da água e efluentes;

– Manutenção e beneficiamento da biodiversidade;

S = ESG diz respeito ao aspecto social:

– Remunerações justas para os cargos da empresa;

– Incentivo e programas que promovam a diversidade dentro do negócio

– Ações que beneficiem a comunidade ao redor da empresa

– Capacitação dos colaboradores 

– Respeito às leis trabalhistas;

G = são os princípios da governança corporativa principalmente os:

– Canais de ética e legalidade-Transparência e responsabilidade com o desempenho da empresa

A Azzu e a sustentabilidade

Nós da Azzu Masterbatch sabemos da importância de criar e incentivar soluções sustentáveis para o descarte de resíduos sólidos resultantes da nossa produção. É por isso que realizamos a separação de resíduos para a reciclagem e recuperamos materiais para reutilização no próprio processo.

Quer acompanhar mais sobre a nossa empresa e as novidades do mercado de plástico e inovação? Leia o nosso blog e fique por dentro. 

Deixe um comentário