You are currently viewing A contribuição do plástico para a medicina

A contribuição do plástico para a medicina

Com o passar dos anos, o plástico passou a contribuir cada vez mais diretamente para a evolução de produtos e serviços essenciais para a sociedade, como a medicina, que utiliza do material em diversos equipamentos.

Confira algumas das principais contribuição dos plásticos para a medicina:

Cateter

Os cateteres são utilizados para introduzir ou drenar fluidos em cavidades do corpo humano. Além disso, servem para introduzir microcâmeras e medicamentos em locais com acesso mais difícil. É utilizado em endoscopias e cateterismo, por exemplo.

A indústria permite apenas a fabricação desse equipamento utilizando o plástico.

Prótese

Em casos de amputação, o plástico permite uma maior semelhança ao desempenho de ossos e tecidos moles do corpo humano, tornando esse momento delicado um pouco mais confortável. 

Na oftalmologia o plástico é utilizado na fabricação de lentes de contato, proporcionando um efeito mais gelatinoso com aspecto natural às córneas artificiais.

Na odontologia, o material é bastante utilizado em procedimentos de obturação e implantes e aplicações de próteses dentárias. Ao ser utilizado no lugar do metal, contribui para um maior conforto e menor atrito com a gengiva e a língua.

Na otorrinolaringologia, especialidade que abrange garganta, nariz e ouvido, o plástico contribui para a fabricação de aparelhos auditivos mais confortáveis e adaptáveis.

Seringas

Com diversas doenças podendo ser passadas no compartilhamento de seringas, é necessário que elas sejam descartáveis. Para que isso fosse possível, o plástico foi escolhido na sua fabricação, permitindo que o custo de produção e compra reduzisse consideravelmente. Além disso, o material traz maior resistência para que não quebrem com facilidade durante o manuseio.

Trajes

Assim como as seringas, é necessário que alguns itens da vestimenta possam ser descartados ou 100% esterilizados. A primeira opção é a mais viável e prática e, portanto, o plástico foi mais uma vez o responsável por permitir que luvas, toucas, aventais, óculos, máscaras e outras proteções pudessem ser descartadas após o uso

Preservativos

O responsável por contribuir no controle contraceptivo e também na prevenção de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, os preservativos possuem alta eficácia e são feitos a partir do látex, que garante uma maior acessibilidade. 

Já pensou viver em um mundo sem plástico? Algumas coisas básicas do nosso dia a dia seriam bem diferentes, não é mesmo? O material está em diversos setores da nossa vida, como na saúde, contribuindo para a viabilidade e conforto de todos.

Deixe um comentário