Em seus aproximadamente 122 anos de história, a história do plástico teve nomes, movimentos e acontecimentos marcantes e que mudaram o rumo da economia e da forma de viver pelo mundo.
No nosso último texto, contamos um pouco sobre o início e pontos de virada dessa jornada recheada de inovações e descobertas, agora, vamos te mostrar como o plástico evoluiu para ser o que é hoje: um dos materiais mais utilizados ao redor do mundo.
Anos 80
Para se tornar um material que atinge diversos estados, formatos e tamanhos, o plástico teve que passar por diversas alterações na sua composição. Com essas modificações, a sua usabilidade chegou a impactar até mesmo o mundo da arte, da fotografia e principalmente da música com o lançamento dos discos compactados que substituíram os longs plays ou LPs.
Além disso, nesta época, a família de plásticos já tinha aumentado com a engenharia de macromoléculas, elastômeros termoplásticos, criação de materiais para tanques de combustível e sacos de supermercado feitos em polietileno de alta densidade, além das lentes de contato flexíveis e garrafas de polietileno tereftalato (PET) que chegaram no Brasil apenas em 1988.
Diante de tantos aprimoramentos e tantas descobertas, podemos dizer que essa foi uma década revolucionária, não só por aumentar a inserção do plástico na indústria mundial, mas principalmente por otimizar máquinas que mais à frente iriam comandar parte da linha de produção das fábricas, como por exemplo: os computadores.
Anos 90 e 2000
Nos anos 90, o plástico começou a ser altamente utilizado nas indústrias automotivas e na de alimentos, duas finalidades diferentes que necessitavam de materiais diferentes, fato que ocorreu com o advento mais aprofundado da tecnologia. Esse movimento de usar mais o plástico neste setores da indústria aconteceu devido a sua leveza e redução de consumo de combustíveis, além disso, outros avanços marcaram fortemente este período, confira alguns na lista que separamos para você:
- Polímero à prova de balas
- Células solares poliméricas
- Polímeros implantáveis
- Carros mais resistentes e duráveis
- Telas plásticas flexíveis.
Fonte: Abiplast
Novas discussões e a reciclagem
Com o passar dos anos, a indústria do plástico tornou- se um dos segmentos que mais emprega do mundo, além de ser um dos materiais que mais utilizados do globo.
Depois dos anos 2000, conseguir listar e citar todos produtos e tecnologias que se utilizam do plástico para existir e desempenhar o seu papal é uma tarefa quase que impossível, até por que o material está em praticamente tudo que nos rodeia, seja do mais simples botão do controle da TV até a mais gigante estrutura de uma fábrica.
Portanto, nessa última parte do texto, acreditamos que vale a pena não mais te mostrar as evoluções na usabilidade do plástico, mas sim, as discussões, atitudes e inovações que cercam a sua relação com o meio ambiente, o seu descarte e a sua reutilização. Por exemplo, a reciclagem foi um conceito que ganhou força ainda no início dos anos 2000, mas que se fortaleceu e virou ações práticas a partir dos anos de 2010. Dentro dessa prática geralmente ocorre:
- A fragmentação dos resíduos;
- A lavagem e separação dos fragmentos com diferentes densidades;
- Secagem com ar quente;
- Os resíduos são derretidos e reutilizados na produção de outros materiais
E aí, gostou de conhecer mais sobre a história do plástico? Fique ligado para a parte 03 desta jornada que irá abordar as inovações e o futuro do plástico.