Garantir um negócio lucrativo, rentável e bem sucedido é uma tarefa que demanda processos claros, técnicos e muitas vezes minuciosos. Essa necessidade aumenta quando você possui uma empresa com uma linha de produção onde vários processos irão acontecer até a finalização e entrega do produto para o cliente ou para outra empresa. Pensando nisso, empreendedores e gestores acabam adotando um controle de qualidade que é responsável por assegurar a qualidade de produtos e serviços através de um acompanhamento dessas entregas.
Para te ajudar a entender melhor esses processos e até mesmo auxiliar na otimização dos que já existem dentro do seu negócio, trouxemos algumas dicas para você aplicar no seu negócio.
Entenda a importância do controle de qualidade
Muitos pensam que o controle de qualidade serve para encontrar defeitos, erros e falhas nos processos de produção, porém, ele vai além disso. Esses procedimentos, a médio e a longo prazo, podem em muitos casos garantir a rentabilidade e a confiabilidade da sua empresa, baratear etapas e encontrar pontos a serem otimizados.
Quando falamos de procedimentos, falamos principalmente de inspeções, testes e averiguações feitas pela sua equipe ou por máquinas que garantem a excelência dos produtos.
Ferramentas e procedimentos importantes
Para melhorar os processos de controle de qualidade da sua empresa, alguns conceitos e soluções são aconselháveis e normalmente são utilizados em diferentes tipos de indústrias. Confira alguns:
Histograma: a partir de análises estatísticas, o histograma é ferramenta de qualidade muito importante que costuma mostrar a periodicidade de um determinado evento e outras informações em um gráfico.
Diagrama de pareto: é um gráfico de barras que busca apresentar e ordenar causas de problemas durante a linha de produção ou até mesmo em outros setores. Normalmente o gráfico apresentado pelo diagrama de pareto ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente.
Diagrama de causa e efeito (Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa): mais conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, a prática tem como pressuposto a ideia de que todo problema, erro ou falha na produção ou em algum processo, possui causas de diferentes pesos, são elas: primárias, secundárias e terciárias.
Fluxograma: conceito para planejar e entender qual o melhor fluxo os processos devem seguir para otimizar o desenvolvimento dos produtos, além de ajudar no entendimento de etapas.
Folha de verificação (checklist): planilha de informações, principalmente erros e falhas que ajudam a identificar e planejar novas ações por parte das equipes.
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